Fórum sobre o estágio

Devo começar dizendo que foi muito didático e prazeroso estar em sala de aula. Também preciso ressaltar que fui muito bem acolhida pela coordenação e pelos professores da escola. Soube que muitos colegas tiveram dificuldade em encontrar uma escola com a equipe diretiva disposta a ceder espaço para um estagiário. Este felizmente, não foi meu caso. O único problema real que enfrentei foi um perigo de greve, que acabou por mudar meus planos. A primeira escola que contatei para o estágio é estadual. Aqui no meu estado, o Paraná, houve uma assembléia do sindicato dos professores com grandes chances de uma paralisação se concretizar. A secretária da escola, muito chateada, me informou essa situação e ainda que as datas que estavam separadas para o meu estágio precisariam ser trocadas. Depois de me aconselhar com nossa mediadora, achei melhor procurar uma escola particular para não ter imprevistos no meio do processo. Fui novamente muito bem recebida por todos. A professora regente, muito qualificada e habilidosa, mostrou-se muito cooperativa e compreensiva. Durante minha observação pude ver como ela aplicava os recursos didáticos disponíveis, como envolvia os alunos no conteúdo discutido e como reforçava a matéria sem parecer cansativa. Percebi também, que embora não deixasse de usar o livro didático, ela procurava usar outros exercícios e argumentos para ajudar os alunos a entender bem o assunto. Quando chegou a minha vez de reger a turma, procurei seguir seu exemplo. Usando o conteúdo que ela separou para que eu trabalhasse com a sala, me esforcei em passar com leveza, clareza e um pouco de humor toda informação relevante para eles. No fim de minhas aulas, os próprios alunos disseram que tinham entendido bem o conteúdo, e isso foi confirmado pela facilidade que concluíram com êxito as atividades propostas. A professora regente também gostou da minha atuação. Me convidou para fazer os outros estágios com ela. Lógico que nem tudo são rosas. Tinha um ou outro aluno com dificuldade de aprendizado, tinha também uma aluna com autismo, as aulas eram várias vezes interrompidas por alguém da secretaria para dar recados. Teve até um pequeno problema na tubulação que interditou a sala dos professores. Mas nada que tirasse o brilho de lecionar e de ter contato com colegas de profissão tão dedicados. Não vejo a hora de começar a próxima fase do estágio. E por incrível que pareça, encontrei alguns dos alunos da escola, e eles também estão esperando pelas minhas aulas. Disseram que a professora explicou que logo voltarei para continuar meu estágio. Não é maravilhoso? Fiquei muito satisfeita.

 

Nota máxima: 100 / 100
Deixe um comentário

